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segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

Como Ler Livros de Ciências

 Caros Leitores;


De maneira geral, existe uma dificuldade do público em entender livros e conceitos científicos. Seja por deficiência na educação básica ou dificuldade com o raciocínio lógico e matemático, assuntos relacionados à física, química ou matemática costumam causar espanto no leitor leigo, que possui pouca familiaridade com esses assuntos. 

A maioria dos livros ou artigos científicos são escritos por especialistas para especialistas. Deste modo, muitas vezes não é acessível ao público em geral. Além disso, costumam ter aplicações tão específicas e desinteressantes que a maioria dos leitores preferem se manter longe do assunto. Este artigo aborda dois tipos de livros: os clássicos da ciência e os best sellers de divulgação científica. 

As obras científicas, sejam elas clássicas ou modernas, não têm a pretensão de torná-lo especialista ou profissional no assunto. O objetivo da leitura deste tipo de obra é o de tornar-se ciente da filosofia e da história da ciência. Esta é a responsabilidade do cidadão em relação à ciência: conhecer os problemas fundamentais que os pensadores se propuseram a enfrentar. 

Esta é a regra principal para a leitura de obras de cunho científico: formular, da maneira mais clara possível, os problemas que o autor procurou resolver. Ao fazer isso, com tempo a pessoa passa a ter uma melhor visão de conjunto sobre a história do conhecimento humano. 

Um bom exemplo de aplicação desta regra é a leitura da obra Princípios matemáticos da filosofia natural, de Isaac Newton. Nela há diversos diagramas complexos sobre os movimentos de planetas e asteroides, visando comprovar e demonstrar a aplicação da lei da gravitação universal, bem como as 3 leis de Newton. Contudo, não há necessidade de compreender detalhadamente os parágrafos da obra. O mais importante é compreender a maneira de raciocinar do cientista, exposta no formato do livro, bem como compreender quais problemas estão sendo abordados no texto. 

Outro livro capaz de exemplificar a situação é o Elementos de Química, escrito por Lavoisier. Nele também são expostos tabelas, fórmulas e experimentos de química, os quais não precisam ser compreendidos em sua totalidade, caso você não seja um historiador da ciência ou especialista na área. O importante é entender a intenção, as premissas, os problemas e a filosofia do autor. 

Em ambos os casos citados, há um paradoxo: embora sejam livros difíceis de serem compreendidos em sua totalidade até por especialistas, seus conteúdos costumam ser esgotados nos três anos de ensino médio. E este é um dos motivos de ser pouco “lucrativo intelectualmente” compreender em detalhes estes livros clássicos: eles contêm uma linguagem desatualizada para os dias atuais. O essencial, então, é ter algum contato com estas obras para tentar entender as mentes que mudaram o mundo ao longo dos séculos. 

Também é importante ler obras de divulgação científica. Nelas, os autores buscam divulgar ao público geral as conclusões de suas pesquisas, bem como a implicação delas para a vida das pessoas. Contudo, são obras relativamente difíceis de serem lidas, pois abordam assuntos complexos e exigem atenção e dedicação por parte do leitor. 

Este tipo de leitura permite à pessoa estar ciente dos problemas científicos centrais da sociedade contemporânea, tendo contato com assuntos discutidos por especialistas de diversas áreas. Com isso, o senso crítico do leitor se expande, pois ele passa a raciocinar além do imediatismo e da superficialidade dos jornais, revistas e filmes. 

Uma sugestão para este tipo de leitura é o livro O cérebro do adolescente, escrito pela Dra. Frances Jensen. Nele, a autora expõe as descobertas mais recentes da neurociência relacionadas ao desenvolvimento do cérebro do adolescente e do jovem adulto. Com essa leitura fica mais fácil compreender os comportamentos dos jovens, bem como adotar hábitos que ajudaa aproveitar melhor a fase da juventude. 

Outra sugestão é o livro Homo Deus, do autor Yuval Noah Harari, o mesmo escritor de Sapiens: uma breve história da humanidadeNo livro é explorado as consequências futuras das nossas ações: depois de séculos de guerras, fome e pobreza, quais os próximos passos da humanidade? É uma obra que faz o leitor pensar mais profundamente sobre as prioridades da maioria dos governos e grandes empresas. 

Neste artigo abordamos os fundamentos da leitura de livros científicos. Discutiu-se a importância de compreender os problemas fundamentais dos livros científicos clássicos, porém não ser necessário compreendê-los em todos os detalhes, caso seja um leigo. Também discutimos a importância da leitura de livros de divulgação científica para a ampliar o senso crítico perante o mundo moderno. Bons estudos! 

Autor: Luiz Paulo Ramos Cardoso Filho

Fonte:  Agenda Positiva / 13-12-2021

https://agendapositiva.org.br/artigo/como-ler-livros-de-ciencias

Boa Leitura!

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