Caros Leitores;
Quais memórias você tem das histórias que ouvia na infância? Com certeza, havia ali uma outra pessoa te apresentando essa história, não é mesmo? Um pai, uma mãe, um avô ou uma avó, nossos irmãos ou até uma professora. Mesmo para crianças que já sabem ler sozinhas, mediar um livro é sempre um grande incentivo aos hábitos de leitura. Mas, afinal, você sabe o que é mediação de leitura? Ou, então, como mediar um livro para uma criança? Leia o texto abaixo e descubra como a mediação de leitura é fundamental para os pequenos e pequenas!
O que é mediação de leitura?
A mediação de leitura é bastante importante para a formação literária de nossas crianças. Quando lemos para alguém, criamos uma ponte entre o livro e o seu imaginário. E podemos percorrer juntos este caminho! Assim, o resultado da experiência de leitura costuma ser único e transformador.
Ao ler em voz alta ou contar uma história, o mediador dá vida aos personagens, imprime emoções aos acontecimentos e desperta o interesse e o olhar da criança. Além disso, ele tem a oportunidade de conversar com os pequenos e pequenas sobre cada história. Basta compartilhar os sentimentos e emoções, dúvidas, anseios e memórias que a história desperta para vocês se conhecerem melhor a cada nova aventura!
Com a presença afetiva do mediador de leitura, as histórias são contadas e o livro vai ampliando seus significados, ganhando vida através da voz do adulto. Por isso, livros nunca são demais: eles despertam sentimentos de afeto e de nostalgia na criança, mesmo depois de crescida. Já quando relidos, os livros podem ganhar novas interpretações e serem desvendados em suas camadas menos óbvias.
Por isso, o adulto deve incentivar que a criança desenvolva suas próprias percepções a partir dos textos, expresse seu entendimento de diferentes maneiras e, acima de tudo, vá além da história pensada pelo autor. Dessa maneira, os pequenos e pequenas trabalham a imaginação, a criatividade, o raciocínio lógico e a socialização, por exemplo.
Como conduzir a mediação de leitura?
Um livro pode ser trabalhado de diversas maneiras em todos os lugares que se insere! O livro, enquanto objeto, pode ser brinquedo e parte das brincadeiras. Uma história, depois de lida e internalizada pela criança, pode se tornar o cenário para suas brincadeiras de faz de conta. Já os personagens podem ser utilizados pelos pais, mães e pessoas responsáveis para serem porta-voz de questões importantes, por exemplo.
Nesse sentido, a leitura compartilhada deve ser uma experiência de encantamento, tanto para o adulto quanto para a criança. Para isso, a pessoa que lê a história deverá ser capaz de promover encontros afetivos em torno da atividade. Afinal, a leitura também é uma ferramenta para estreitar os laços de amor e afeto entre os membros da família.
Assim, durante a mediação de leitura, o adulto pode (e deve) dialogar com a obra literária e também com o pequeno ou pequena. Isto é, existe espaço para interrupções, interferências e reavaliações. Sempre respeitando a proposta do texto e a lógica das palavras.
Também é importante lembrar que, embora o adulto seja responsável pela mediação de leitura, a criança é a protagonista da atividade. Por isso, desde que ela já tenha sido apresentada a esse objeto antes, dê espaço para que a criança pegue o livro e o folheie, observando seu conteúdo e as ilustrações. Afinal, após a mediação de leitura, a criança internaliza a história e também pode ler sozinha, à sua maneira.
Há diferença entre mediação de leitura e contação de história?
Quando o mediador é fiel às palavras do livro, ele lê e faz a mediação do conteúdo de acordo com o que está escrito e foi ilustrado pelo autor. Portanto, na mediação de leitura, a condução da história segue a proposta do livro infantil.
Porém, quando o mediador internaliza a história de antemão e escolhe uma determinada maneira para reproduzir esse conteúdo, ele está realizando uma contação de história. Ou seja, a história não irá se alterar, apenas a maneira como é conduzida. Por isso, é possível utilizar recursos teatrais para dar vida às histórias ou elementos, como bonecos e instrumentos musicais, por exemplo.
Logo, na mediação de leitura, o livro infantil é o principal objeto da experiência com as crianças. Já na contação de histórias, o livro fica em segundo plano e o processo poderá ser mais livre e lúdico. E agora, ficou mais fácil entender a diferença?
Dicas de mediação de leitura para crianças
Se você quer saber um pouco mais sobre contação de histórias para os pequenos e pequenas, é só conferir nossos vídeos no canal da Leiturinha no YouTube. Lá, você também encontra dicas de mediação de leitura para as crianças. Acompanhe:
Saiba mais, acessando o link abaixo>
Fonte: Leiturinha / Publicação 26-05-2022
https://leiturinha.com.br/blog/o-que-e-mediacao-de-leitura/
Boa Leitura!
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