Caros Leitores;
Entre as ferramentas existentes para o desenvolvimento humano, a leitura é daquelas que aparecem entre as mais importantes e acessíveis. Porém, o hábito da leitura nem sempre é fácil de ser conquistado. Muitas pessoas só o adquirem ao alcançar a idade adulta, mas é possível adquiri-lo ainda na infância. Para isso, é imprescindível que a criança tenha acesso a um ambiente que a motive a ler.
Geralmente a educação dos filhos é um assunto que preocupa pais e mães, pois estes se deparam, constantemente, com desafios que os levam a questionar a validade de suas próprias atitudes. Essa sensação de não saber se está agindo de maneira correta também se sobressai quando o assunto é construir no filho o hábito de ler. Muitas vezes os pais buscam trazer para o ambiente familiar materiais que cativem nos filhos o interesse pelos livros, e esse estímulo tende a ser suficiente para que as crianças tomem gosto por ler. Porém, em alguns casos, não é tão simples assim. E são esses os momentos nos quais os pais costumam se sentir perdidos.
A leitura auxilia no desenvolvimento do raciocínio reflexivo perante o mundo e a sociedade. O pensamento crítico, do qual tanto se fala nos livros sobre educação, requer de nós a prática da leitura, a compreensão e a interpretação do mundo. Para que sejamos capazes de alcançar esse entendimento, o hábito da leitura é fundamental. O não saber o que fazer diante da dificuldade de ensinar às crianças o hábito de ler é uma preocupação digna de pais que buscam desenvolver em seus filhos a verdadeira cidadania, aquela que atua e modifica a realidade a partir de análise crítica.
Mas, como algo que parece tão complexo pode ser iniciado na infância? E o que precisamos fazer para que o hábito de ler seja prazeroso e se desenvolva de modo natural durante esse período? Alguns problemas com a resistência à leitura podem ser amenizados se considerarmos que os pais são como espelhos para as crianças, e que o ambiente em que a criança cresce contribui significativamente para sua formação. Logo, pais que leem podem inspirar os filhos a ler. Fazer da leitura um programa familiar também pode contribuir muito para que a prática esteja presente desde a infância, e que ela seja relacionada a um momento agradável. Isso ajuda a tornar o momento mais prazeroso. Além disso, permitir que os filhos escolham aquilo que os agradam, observando o que é indicado para a idade deles, também pode funcionar como estímulo à leitura.
Ler é importante para qualquer idade, e nunca é tarde para que este hábito seja desenvolvido. No entanto, quanto mais cedo a prática for inserida na vida de uma criança, mais a leitura poderá contribuir para o seu desenvolvimento pleno. A leitura cria ambientes que possibilitam o diálogo e a imaginação, aspectos importantes para a infância e para a vida adulta. Além disso, a leitura permite ver o mundo de diferentes formas, levando a criança a explorar diferentes situações, as quais contribuirão para a sua formação. Portanto, possibilitar o acesso aos livros e criar situação para desenvolver o hábito da leitura é importante e aumenta a probabilidade de que as crianças se tornem adultos leitores e cidadãos atuantes no mundo.
Receba gratuitamente a versão digital do livro Alfabetização ao Alcance de Suas Mãos! Basta preencher acessar abaixo.
https://alfabetizacao.agendapositiva.org.br/
Fonte: Agenda positiva / Autor: Erica Amanda Bonfim
https://agendapositiva.org.br/artigo/a-importancia-da-leitura-na-infancia?gclid=Cj0KCQjwlOmLBhCHARIsAGiJg7kCHLDYxzBHO2vEaPdAY3CLq3CCBJGTm9CGGJ1qN4-rVuNkcD7UnRsaAkAQEALw_wcB
Boa Leitura!
Obrigado pela sua visita e volte sempre!
Page:http://livroseducacionais.blogspot.com.br
Page:http://pesqciencias.blogspot.com.br
e-mail:heliocabral@coseno.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário