Caros Leitores;
Linguista português desfaz preconceitos e parte da formação das palavras para falar sobre a construção do idioma
Em Assim nasceu uma língua: Sobre as origens do português, o linguista português Fernando Venâncio desafia a visão tradicional de que esta língua deriva diretamente do latim.
Ele revela que ela é, na verdade, uma variação do galego, falada por pastores no noroeste da Espanha. Com uma prosa envolvente e análise crítica, Venâncio desmonta mitos que serviram a projetos nacionalistas ao longo dos séculos.
Lançado no Brasil pela Tinta-da-China, o livro traz um prefácio do linguista Marcos Bagno, que antecipa surpresa e até indignação dos leitores brasileiros ao confrontarem essas novas ideias.
Venâncio destaca o papel do til e outras transformações que moldaram nosso vocabulário. Ele argumenta que, antes de 1400, o português era essencialmente galego, um fato ofuscado pelas ambições imperiais de Portugal. Com perspicácia e maestria, o autor expõe a verdadeira história da nossa língua, desafiando noções antigas e oferecendo uma nova compreensão sobre nossa herança linguística.
Em entrevista a VEJA, Venâncio falou sobre seu novo lançamento no Brasil, as relações entre as línguas de ambos os lados do Atlântico, e o futuro do idioma. “Descobri-me historiador. E tinha uma grande história para contar”, resumiu o linguista sobre sua abordagem.
Por Marília Monitchele / Publicação 28/05/2024
Para saber mais, acesse o linlk>
Fonte: https://veja.abril.com.br/educacao/fernando-venancio-a-lingua-portuguesa-nao-nasceu-com-os-portugueses/
>Autor de cinco livros, que estão sendo vendidos nas livrarias Amazon, Book Mundo e outras.
Acesse, o link da Livraria> https://www.orionbook.com.br/
Page: http://econo-economia.blogspot.com
Page: http://pesqciencias.blogspot.com.br
Page: http://livroseducacionais.blogspot.com.br
e-mail: heliocabral@coseno.com.br
e-mail: cabralhelio@hotmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário