Caros Leitores;
O conceito de comunidade por muito tempo ficou restrito à ideia de um grupo de pessoas que reside em uma mesma área geográfica, compartilhando um modo de vida e uma cultura – em geral vizinhos e familiares.
Na contemporaneidade, quando a virtualidade entrou em cena, as mudanças espaciais se tornaram mais rápidas e diferentes culturas passaram a conviver em um mesmo espaço, esta concepção passou a ser questionada, ganhando caráter mais amplo.
Hoje, o conceito refere-se a um grupo de pessoas que compartilham algo em comum, como uma história comum, um objetivo comum, uma determinada área geográfica ou práticas comuns, como as comunidades quilombolas, as comunidades virtuais e as comunidades escolares.
Saiba + Qual o papel da comunidade na Educação Integral?
A educação integral tem como um de seus pressupostos centrais, a troca dos saberes, experiências e práticas entre as pessoas e instituições que estão ou atuam na e com a escola.
Nessa perspectiva, as comunidades, formadas por pais, moradores da região, funcionários, trabalhadores das organizações locais, de instituições privadas e públicas, entre outros, assumem função essencial para o desenvolvimento integral dos estudantes.
Colaboração como chave
Uma proposta de educação integral implica que se transformem as relações sociais do território, assumindo a cultura colaborativa como premissa fundante de todas as atividades que nele se realizam. Ao se sentirem pertencentes a uma mesma comunidade, as pessoas e instituições podem atuar coletivamente, somando forças e possibilidades de ações conjuntas.
Vídeo:https://youtu.be/A6S8O_6jFZI
Da mesma forma, como indicado na publicação do MEC, Caminhos para elaborar uma proposta de Educação Integral em Jornada Ampliada, a escola e comunidade em que ela se insere precisam dialogar em uma perspectiva comum, garantindo que os processos educativos possam ser realizados conjuntamente e não em caminhos paralelos que não se encontram.
A ideia é justamente garantir que “cada instituição possa compartilhar responsabilidades, inter-relacionar-se e transformar-se no encontro com o outro; a escola e demais instituições sociais podem ser orientadas a se constituir como uma comunidade de aprendizagem.”
Ainda segundo o texto, essa conexão possibilita o exercício das relações sociais democráticas dentro e fora da sala de aula. “Ao ligar escola e comunidade, nas muitas e complexas possibilidades territoriais do seu modo de existir, a educação torna-se instrumento de democracia, possibilitando à criança, ao jovem e ao adulto entenderem a sociedade e participarem das decisões que afetam o lugar onde vivem, sua escola, seu bairro e sua vizinhança, tornando-se parceiros de seu desenvolvimento sustentável.”
Para saber mais
ARENDT,
Ronald João Jacques. Psicologia: Reflexão e Crítica. Porto Alegre, 1998.
BRANCALEONE,
Cássio. Comunidade, Sociedade e Sociabilidade: Revisitando Ferdinand
Tönnies. Revista de Ciências Sociais, v. 39 n. 1, PUCPR, 2008.
Disponível para download aqui.
PAIVA,
Raquel. O Espírito Comum – Comunidade, Mídia e Globalismo, Petrópolis, Vozes,
1998
SINGER, Helena. Cidadania. In: Glossário Pedagógico. Portal
Educacional, 2014.
Para saber mais, acesse o link>
Fonte: Educação Integral / / Publicação 13/11/2014
https://educacaointegral.org.br/glossario/comunidade/
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Web Science Academy; Hélio R.M.Cabral (Economista, Escritor e Divulgador de conteúdos da Astronomia, Astrofísica, Astrobiologia e Climatologia).Participou do curso (EAD) de Astrofísica, concluído em 2020, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Autor do livro: “Conhecendo o Sol e outras Estrelas” e "Conhecendo a Energia produzida no Sol".
Acompanha e divulga os conteúdos científicos da NASA (National Aeronautics and Space Administration), ESA (European Space Agency) e outras organizações científicas e tecnológicas.
Participa do projeto S`Cool Ground Observation (Observações de Nuvens) que é integrado ao Projeto CERES (Clouds and Earth´s Radiant Energy System) administrado pela NASA. A partir de 2019, tornou-se membro da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), como astrônomo amador.
Participa também do projeto The Globe Program / NASA Globe Cloud, um Programa de Ciência e Educação Worldwide, que também tem o objetivo de monitorar o Clima em toda a Terra. Este projeto é patrocinado pela NASA e National Science Fundation (NSF), e apoiado pela National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA) e U.S Department of State.
>Autor de cinco livros, que estão sendo vendidos nas livrarias Amazon, Book Mundo e outras.
Acesse abaxo, os links das Livrarias>
Site: https://www.orionbook.com.br/
e-mail: heliocabral@coseno.com.br
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