Caro(a) Leitor(a);
Interruptor térmico mecânico usando liga com memória de forma Cu-Al-Mn. Créditos: Shunsuke Sato, Hirobumi Tobe et al.
Um novo material que não congela no frio do espaço sideral pode revolucionar a exploração espacial, o manuseio de hidrogênio líquido e os sistemas criogênicos do futuro.
Não há lugar mais frio do que o espaço profundo. Em temperaturas dezenas de graus abaixo de zero, até os materiais mais sofisticados começam a falhar... até agora, quando uma nova descoberta mudou o jogo.
Pesquisadores japoneses criaram uma liga metálica que funciona mesmo a -200°C e, ao contrário de outras, não perde a capacidade de recuperar sua forma original após ser deformada — em outras palavras, ela tem memória, mesmo quando todo o resto congela.
O segredo está em sua composição, que é basicamente uma mistura de cobre, alumínio e manganês. Esse trio atômico permite que o material passe por uma mudança estrutural reversível, permitindo que ele "se lembre" de como era antes de ser dobrado ou comprimido, sem a necessidade de motores, sensores ou componentes eletrônicos.
A ideia não é nova, pois já sabemos sobre metais com memória de forma, mas a maioria para de funcionar a -20°C. No entanto, essa liga mantém sua capacidade em temperaturas dez vezes menores, algo inédito na ciência dos materiais.
Obrigado pela sua visita e volte sempre!
Para saber mais, acesse o link>
Fonte: Tempo.com/ Meteored / Zeus Valtierra / Meteored México / Publicação 24/07/2025
https://www.tempo.com/noticias/astronomia/descoberto-material-que-pode-revolucionar-a-exploracao-espacial-uma-liga-que-funciona-em-ate-200-c.html
Web Science Academy; Hélio R.M.Cabral (Economista, Escritor e Divulgador de conteúdos de Economia, Astronomia, Astrofísica, Astrobiologia Climatologia). Participou do curso Astrofísica Geral no nível Georges Lemaître (EAD), concluído em 2020, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Em outubro de 2014, ingressou no projeto S'Cool Ground Observation, que integra o Projeto CERES (Clouds and Earth’s Radiant Energy System) administrado pela NASA. Posteriormente, em setembro de 2016, passou a participar do The Globe Program / NASA Globe Cloud, um programa mundial de ciência e educação com foco no monitoramento do clima terrestre.
Page: http://econo-economia.blogspot.com
Page: http://pesqciencias.blogspot.com.br
Page: http://livroseducacionais.blogspot.com.br
e-mail: heliocabral@econo.ecn.br
e-mail: heliocabral@coseno.com.br
e-mail: cabralhelio@hotmail.com
>Autor de cinco livros, que estão sendo vendidos nas livrarias Amazon, Book Mundo e outras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário