Quem sou eu

Minha foto
Sou economista, escritor e divulgador de conteúdos sobre economia e pesquisas científicas em geral.

Botão Google Seguir

Botão Google Mais

Botão facebook

Botão Twitter Seguir

Botão Twitter Compartilhar

Seguidores

Translate

Total de visualizações de página

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

quarta-feira, 20 de agosto de 2025

A inteligência humana possui muitas facetas. Uma delas é a inteligência verbal

Caro(a) Leitor(s);

A inteligência humana possui muitas facetas. Uma delas é a inteligência verbal , que nos permite comunicar e conectar com outras pessoas por meio da linguagem. Mas talvez a mais fundamental seja a inteligência espacial , que nos permite compreender e interagir com o mundo ao nosso redor. A inteligência espacial também nos ajuda a criar e a trazer imagens da nossa mente para o mundo físico. Nós a usamos para raciocinar, nos mover e inventar — para visualizar e arquitetar qualquer coisa, desde humildes castelos de areia até cidades imponentes.

Acreditamos que a inteligência artificial ajudará os humanos a construir mundos melhores. O progresso tem sido rápido, mas vimos apenas o primeiro capítulo da revolução da IA generativa. A linguagem catalisou até agora esse momento inicial eletrizante, com modelos de imagem e vídeo baseados em texto surgindo ao lado de modelos de linguagem de grande porte (LLMs) como um prenúncio do potencial da IA no reino visual. Esses modelos já capacitaram as pessoas a trabalhar e criar de novas maneiras; mas eles apenas arranham a superfície do que é possível. Para avançar além das capacidades dos modelos atuais, precisamos de uma IA espacialmente inteligente que possa modelar o mundo e raciocinar sobre objetos, lugares e interações em espaço e tempo 3D.

Quem Somos

Hoje, anunciamos a formação da World Labs: uma empresa de IA de inteligência espacial que desenvolve Modelos de Grandes Mundos (LWMs) para perceber, gerar e interagir com o mundo tridimensional. Nosso objetivo é elevar modelos de IA do plano bidimensional de pixels para mundos totalmente tridimensionais – tanto virtuais quanto reais – dotando-os de uma inteligência espacial tão rica quanto a nossa. A inteligência espacial humana evoluiu ao longo de milênios; mas, neste período de extraordinário progresso, vemos a oportunidade de dotar a IA dessa capacidade em um futuro próximo.

A World Labs foi fundada pelo visionário pioneiro em IA, Fei-Fei Li, juntamente com Justin Johnson , Christoph Lassner e Ben Mildenhall ; cada um deles um tecnólogo de renome mundial em visão computacional e gráficos. Estamos reunindo o mais formidável grupo de talentos em pixel já reunido – desde pesquisa em IA até engenharia de sistemas e design de produtos – criando um ciclo de feedback estreito entre nossos modelos de base espacialmente inteligentes e produtos que capacitarão nossos usuários.

Estamos crescendo - leia sobre nossa equipe e nossas vagas em aberto para saber mais.

Para onde estamos indo

A IA é uma área emergente com potencial para transformar o nosso mundo. No entanto, não a vemos como algo singular, mas sim como parte do progresso contínuo da tecnologia, dando continuidade à busca secular da humanidade por capacitar as pessoas com ferramentas cada vez mais sofisticadas. Acreditamos que os humanos são inovadores, curiosos e criativos; a ciência e a tecnologia são manifestações e impulsionadores desses impulsos. Impulsionar a IA com inteligência espacial também impulsionará tanto os indivíduos quanto a humanidade como um todo.

Para atingir esse objetivo, o World Labs desenvolverá Modelos de Grandes Mundos (LWMs) espacialmente inteligentes, capazes de compreender e raciocinar sobre o mundo tridimensional a partir de imagens e outras modalidades. Com o tempo, esperamos treinar modelos cada vez mais poderosos, com capacidades mais amplas, que possam ser aplicados em diversos domínios, trabalhando em conjunto com pessoas.

Inicialmente, nos concentraremos na geração de mundos 3D sem limites – criando e editando espaços virtuais completos com física, semântica e controle. Esperamos que isso libere novos recursos para usuários e profissionais criativos, como artistas, designers, desenvolvedores e engenheiros. Também permitirá que qualquer pessoa imagine e crie seus próprios mundos, expandindo o potencial da IA generativa de imagens e vídeos 2D para mundos 3D.

Com quem estamos construindo

Essas são metas ambiciosas, por isso estamos construindo uma empresa ambiciosa para alcançá-las. Nossa equipe possui sólida experiência em pesquisa, mas não somos motivados pela exploração em si. Em vez disso, acreditamos que este é um momento único em que o rápido progresso científico reduziu a barreira entre pesquisa e aplicações. Nosso objetivo é aproveitar esta oportunidade, concentrando-nos em toda a linha de produção, desde a pesquisa até a engenharia, do produto às pessoas.

Já demos passos promissores, mas ainda temos um longo caminho a percorrer. Agradecemos aos nossos investidores pelo apoio inicial em nossa jornada. Até o momento, captamos mais de US$ 230 milhões em financiamento total, liderados por Martin Casado e Sarah Wang, da Andreessen Horowitz, Scott Sandell, da NEA, e Jordan Jacobs, da Radical Ventures. Outros investidores incluem Marc Benioff, Jim Breyer, Ron Conway, Jeff Dean, Geoffrey Hinton, Reid Hoffman, Andrej Karpathy, o cofundador da Sound Ventures, Ashton Kutcher, Eric Schmidt, Ram Shriram, Anne Wojcicki e a falecida Susan Wojcicki; bem como Adobe Ventures, AMD Ventures, Databricks Ventures, NVentures, o braço de capital de risco da NVIDIA, Salesforce Ventures e Shinrai Investments LLC. Somos gratos pela parceria.

Compartilharemos mais sobre nossa tecnologia e produtos nos próximos meses e convidamos você a nos acompanhar em nossa jornada. Para acompanhar as últimas novidades do World Labs, encontre-nos no LinkedIn e no X.

Obrigado pela sua visita e volte sempre!

Para saber mais, acesse o link>

Fonte:  World Labs 

https://www.worldlabs.ai/about

Web Science Academy; Hélio R.M.Cabral (Economista, Escritor e Divulgador de conteúdos de Economia, Astronomia, Astrofísica, Astrobiologia Climatologia). Participou do curso Astrofísica Geral no nível Georges Lemaître (EAD), concluído em 2020, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Em outubro de 2014, ingressou no projeto S'Cool Ground Observation, que integra o Projeto CERES (Clouds and Earth’s Radiant Energy System) administrado pela NASA. Posteriormente, em setembro de 2016, passou a participar do The Globe Program / NASA Globe Cloud, um programa mundial de ciência e educação com foco no monitoramento do clima terrestre.

Page: http://econo-economia.blogspot.com

Page: http://pesqciencias.blogspot.com.br
Page: http://livroseducacionais.blogspot.com.br
e-mail: heliocabral@econo.ecn.br
e-mail: heliocabral@coseno.com.br
e-mail: cabralhelio@hotmail.com
 

>Autor de cinco livros, que estão sendo vendidos nas livrarias Amazon, Book Mundo e outras. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário