Caro(a) Leitor(a);
Quatro cargas por molécula
O campo da fotossíntese artificial trabalha para desenvolver processos sintéticos que possam imitar o método da natureza de converter luz solar em energia, para produzir compostos químicos úteis ou combustíveis, como o chamado hidrogênio solar.
Um impulso fundamental para viabilizar esse conceito acaba de ser dado por Mathis Brandlin e colegas da Universidade da Basileia, na Suíça.
A inovação consiste em uma molécula especial que, quando recebe a luz, consegue armazenar quatro cargas elétricas simultaneamente - duas positivas e duas negativas. O armazenamento intermediário de múltiplas cargas é um pré-requisito importante para converter a luz solar em energia química: As cargas podem ser usadas para impulsionar reações, como dividir a água em hidrogênio e oxigênio, por exemplo.
A molécula é composta por cinco partes interligadas em série, cada uma com uma função específica. De um lado, duas partes liberam elétrons e, no processo, ficam carregadas positivamente. Do outro lado, duas partes captam os elétrons, o que as torna carregadas negativamente. No meio, os químicos colocaram um componente que captura a luz solar e inicia a reação (transferência de elétrons).
Bibliografia:
Artigo: Photoinduced Double Charge Accumulation in a Molecular Compound
Autores: Mathis Brandlin, Bjorn Pfund, Oliver S. Wenger
Revista: Nature Chemistry
DOI: 10.1038/s41557-025-01912-x
Obrigado pela sua visita e volte sempre!
Para saber mais, acesse o link>
Fonte: Redação do Site Inovação Tecnológica - 19/09/2025
https://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=molecula-guarda-quatro-cargas&id=010115250919&ebol=simWeb Science Academy; Hélio R.M.Cabral (Economista, Escritor e Divulgador de conteúdos de Economia, Astronomia, Astrofísica, Astrobiologia Climatologia). Participou do curso Astrofísica Geral no nível Georges Lemaître (EAD), concluído em 2020, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Em outubro de 2014, ingressou no projeto S'Cool Ground Observation, que integra o Projeto CERES (Clouds and Earth’s Radiant Energy System) administrado pela NASA. Posteriormente, em setembro de 2016, passou a participar do The Globe Program / NASA Globe Cloud, um programa mundial de ciência e educação com foco no monitoramento do clima terrestre.
Page: http://econo-economia.blogspot.com
Page: http://pesqciencias.blogspot.com.br
Page: http://livroseducacionais.blogspot.com.br
e-mail: heliocabral@econo.ecn.br
e-mail: heliocabral@coseno.com.br
e-mail: cabralhelio@hotmail.com
>Autor de cinco livros, que estão sendo vendidos nas livrarias Amazon, Book Mundo e outras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário