Quem sou eu

Minha foto
Sou economista, escritor e divulgador de conteúdos sobre economia e pesquisas científicas em geral.

Botão Google Seguir

Botão Google Mais

Botão facebook

Botão Twitter Seguir

Botão Twitter Compartilhar

Seguidores

Translate

Total de visualizações de página

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

quarta-feira, 22 de junho de 2022

Atividades Acadêmicas

 Caros Leitores;

As atividades acadêmicas são as que estão diretamente liagas com o desenvolvimento acadêmico e pedagógico do estudante, estimulando as pesquisas, o intelecto, a preparação e a especialização profissional. 

Boa Leitura!

Obrigado pela sua visita e volte sempre!

Page:http://livroseducacionais.blogspot.com.br

Page:http://pesqciencias.blogspot.com.br

e-mail:heliocabral@coseno.com.br

Page: http://pagseguro.info/bgQk8bm

terça-feira, 21 de junho de 2022

Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD)

 Caros Leitores;




O Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) compreende um conjunto de ações voltadas para a distribuição de obras didáticas, pedagógicas e literárias, entre outros materiais de apoio à prática educativa, destinados aos alunos e professores das escolas públicas de educação básica do País. O PNLD também contempla as instituições comunitárias, confessionais ou filantrópicas sem fins lucrativos e conveniadas com o Poder Público. As escolas participantes do PNLD recebem materiais de forma sistemática, regular e gratuita. Trata-se, portanto, de um Programa abrangente, constituindo-se em um dos principais instrumentos de apoio ao processo de ensino-aprendizagem nas Escolas beneficiadas.

Saiba mais, acessando o link abaixo>

Fonte: Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FND)

https://www.fnde.gov.br/index.php/programas/programas-do-livro/pnld/legislacao

https://www.fnde.gov.br/index.php/programas/programas-do-livro?view=default

Boa Leitura!

Obrigado pela sua visita e volte sempre!

Page:http://livroseducacionais.blogspot.com.br

Page:http://pesqciencias.blogspot.com.br

e-mail:heliocabral@coseno.com.br

Page: http://pagseguro.info/bgQk8bm

segunda-feira, 20 de junho de 2022

Lista de Livros

 Caros Leitores;



Aqui está a nova página com a Lista de Livros do site Sobre Livros

Fonte: Sobre Livros

https://www.sobrelivros.com.br/lista-de-livros/

Boa Leitura!

Obrigado pela sua visita e volte sempre!

Page:http://livroseducacionais.blogspot.com.br

Page:http://pesqciencias.blogspot.com.br

e-mail:heliocabral@coseno.com.br

Page: http://pagseguro.info/bgQk8bm

domingo, 19 de junho de 2022

A primeira gramática da Língua Portuguesa e sua evolução

 Caros Leitores;

As primeiras gramáticas se originaram na Idade do Ferro na Índia, com Yaska (VI a.C.), Pāṇini (IV a.C.) e seus comentadores Pingala (200 a.C.), Katyayana, e Patandjáli (II a.C). No Ocidente, a gramática surgiu como uma disciplina do helenismo a partir de III. a.C. com autores como Rhyanus e Aristarco de Samotrácia, a mais antiga obra existente sendo a Arte da Gramática , atribuído a Dionísio, o Trácio (100 a.C.).

A gramática latina foi desenvolvida seguindo modelos gregos do século I a.C., devido ao trabalho de autores como Orbilius Pupillus, Remmius Palaemon, Marcus Valerius Probus, Marcus Verrius Flaccus eAemilius Asper. Contudo, se aceita que o estudo formal da gramática tenha iniciado com os gregos, a partir de uma perspectiva filosófica, descobrindo, assim, a estrutura da língua. Com o advento do Império Romano, em sua dominação dos demais povos, os romanos receberam essa tradição dos gregos, e traduziram do latim os nomes das partes da oração e dos acidentes gramaticais. Muitas destas denominações chegaram aos nossos dias.

A partir do século XIX, surgiu a gramática comparativa, como enfoque dominante da Linguística. Dionísio, o Trácio, gramático grego, escreveu a “Arte da Gramática”, obra que serviu de base para as gramáticas grega, latina e de outras línguas europeias até o Renascimento. Em língua portuguesa, a primeira gramática conhecida é da autoria de Fernão de Oliveira, foi publicada em Lisboa, em 1536, com o título “Grammatica da lingoagem portuguesa”. Fernão de Oliveira estabeleceu um sistema ortográfico para a língua portuguesa e definiu a “arte que ensina a bem ler e falar”. Ele deu destaque aos aspectos sonoros da língua e criou regras de sintaxe e dedicou seu livro a D. Fernando de Almada.






João de Barros (1496-1570), contemporâneo de Fernão de Oliveira, publicou sua “Grammatica da Língua Portuguesa" juntamente com o Diálogo em Louvor de    nossa Linguagem, obras que veem valorizar e afirmar a língua portuguesa









João de Barros nasceu provavelmente em Viseu (Portugal) e foi um importante historiador e cronista da expansão portuguesa.


No século XVIII, iniciaram-se as comparações entre as várias línguas europeias e asiáticas, trabalho que culminou com a afirmação de Gottfried Wilhelm Leibniz de que a "maioria das línguas provinha de uma única língua, a indo-europeia”. Até o início do século XX, não havia sido iniciada a descrição gramatical da língua dentro de seu próprio modelo. Mas, abordando esta perspectiva, surgiu o “Handbook of American Indian languages” (Manual das línguas indígenas americanas) (1911), do antropólogo Franz Boas, assim como os trabalhos do estruturalista dinamarquês Otto Jespersen, que publicou, em 1924, “A filosofia da gramática”. Boas desafiou a metodologia tradicional da gramática ao estudar línguas não indo-europeias que careciam de testemunhos escritos.


No Brasil, a primeiro livro de gramática foi publicado em 1829 e chamava-se o Compêndio da Grammatica Portugueza, do padre Antônio da Costa Duarte.  Este livro destacava aspectos de fonética, morfologia e sintaxe e destinava-se às ao ensino do idioma nas "Escolas de Primeiras Letras". 

  • A Evolução da Língua Portuguesa

Destacam-se alguns períodos:

1) Fase Proto-histórica

Compreende o período anterior ao século XII, com textos escritos em latim bárbaro (modalidade usada apenas em documentos, por esta razão também denominada de latim tabeliônico).

2) Fase do Português Arcaico

Do século XII ao século XVI, compreendendo dois períodos distintos:

a) do século XII ao XIV, com textos em galego-português;

b) do século XIV ao XVI, com a separação entre o galego e o português.

3) Fase do Português Moderno

Inicia-se a partir do século XVI, quando a língua se uniformiza, adquirindo as características do português atual. A literatura renascentista portuguesa, notadamente produzida por Camões, desempenhou papel fundamental nesse processo de uniformização. Em 1536, o padre Fernão de Oliveira publicou a primeira gramática de Língua Portuguesa, a “Grammatica de Lingoagem Portuguesa”. Seu estilo baseava-se no conceito clássico de gramática, entendida como “arte de falar e escrever corretamente”.


Bibliografia:

http://www.soportugues.com.br/secoes/portuguesHistoria.php

http://pt.wikipedia.org/wiki/Gram%C3%A1tica

http://eportuguese.blogspot.com.br/2011/02/lingua-portuguesa.html

http://www.lpeu.com.br/q/gkl6u

Mussalim, F. & Bentes, A. C. (orgs.) Introdução à Lingüística 1. São Paulo: Cortez, 2003. cap.2

 Saussure, Ferdinand de. Curso de Linguística Geral. São Paulo:Cultrix, 2006

http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u416117.shtml

_________________________________________________________

Letícia Della | Adriana Ferreira | Juliana Raiana | Karine Manicardi | Bárbara Magalhães

Fonte: Letras119

https://letras119.tumblr.com/post/65481243879/a-primeira-gram%C3%A1tica-da-l%C3%ADngua-portuguesa-e-sua

Boa Leitura!

Obrigado pela sua visita e volte sempre!

Page:http://livroseducacionais.blogspot.com.br

Page:http://pesqciencias.blogspot.com.br

e-mail:heliocabral@coseno.com.br

Page: http://pagseguro.info/bgQk8bm

sábado, 18 de junho de 2022

Didática

 Caros Leitores;

No universo da educação, especialmente no ambiente escolar a palavra didática está presente de forma imperativa, afinal são componentes fundamentais do cotidiano escolar os materiais didáticos, livros didáticos, projetos didáticos e a própria didática como um instrumento qualificador do trabalho do professor em sala de aula. Afinal, a partir do significado atribuído à didática no campo educacional, é comum ouvir que o professor x ou y é um bom professor porque tem didática.

Para as teorias da educação, porém, a didática é mais do que um termo utilizado para representar a dicotomia entre o bom e o mal professor ou para designar os materiais utilizados no ambiente escolar. Termo de origem grega (didaktiké), a didática foi instituída no século XVI como ciência reguladora do ensino. Mais tarde Comenius atribuiu seu caráter pedagógico ao defini-la como a arte de ensinar.

Nos dias atuais, a definição de didática ganhou contornos mais amplos e deve ser compreendida enquanto um campo de estudo que discute as questões que envolvem os processos de ensino. Nessa perspectiva a didática pode ser definida como um ramo da ciência pedagógica voltada para a formação do aluno em função de finalidades educativas e que tem como objeto de estudo os processos de ensino e aprendizagem e as relações que se estabelecem entre o ato de ensinar (professor) e o ato de aprender (aluno). Nesta perspectiva a didática passa a abordar o ensino ou a arte de ensinar como um trabalho de mediação de ações pré-definidas destinadas à aprendizagem, criando condições e estratégias que assegurem a construção do conhecimento.

Nesse contexto, a Didática enquanto campo de estudo visa propor princípios, formas e diretrizes que são comuns ao ensino de todas as áreas de conhecimento. Não se restringe a uma prática de ensino, mas se propõe a compreender a relação que se estabelece entre três elementos: professor, aluno e a matéria a ser ensinada. Ao investigar as relações entre o ensino e a aprendizagem mediadas por um ato didático, procura compreender também as relações que o aluno estabelece com os objetos do conhecimento. Para isso privilegia a análise das condições de ensino e suas relações com os objetivos, conteúdos, métodos e procedimentos de ensino.

Entretanto, postular que o campo de estudo da Didática é responsável por produzir conhecimentos sobre modos de transmissão de conteúdos curriculares através de métodos e conhecimentos não deve reduzir a Didática a visão de estudo meramente tecnicista. Ao contrário, a produção de conhecimentos sobre as técnicas de ensino oriundos desse campo de estudo tem por objetivo tornar a pratica docente reflexiva, para que a ação do professor não seja uma mera reprodução de estratégias presentes em livros didáticos ou manuais de ensino. Não basta ao professor reproduzir pressupostos teóricos ou programas disciplinares pré-estabelecidos, as informações acumuladas na prática ao longo do processo ensino-aprendizagem devem despertar a capacidade crítica capaz de proporcionar questionamentos e reflexões sobre essas informações a fim de garantir uma transformação na prática. Como um processo em constante transformação, a formação do educador exige esta interligação entre a teoria e a prática como forma de desenvolvimento da capacidade crítica profissional.

Bibliografia:

LIBÂNEO, José Carlos. Didática – Velhos e Novos temas. Disponível em: https://www3.fmb.unesp.br/emv/pluginfile.php/24531/mod_resource/content/1/Lib%C3%A2neo%20-%20Livro%20Didatica.pdf

SFORNI, Maria Sueli de Faria. Interação entre Didática e Teoria Histórico-Cultural. Educação e Realidade, Porto Alegre, 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/edreal/2015nahead/2175-6236-edreal-45965.pdf

BARBOSA, Flávia Aparecida S. e FREITAS, Fernando Jorge Correia. A Didática e sua Contribuição no Processo de Formação do Professor. Disponível em: http://fapb.edu.br/media/files/35/35_1939.pdf

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/pedagogia/didatica/

Fonte:  Infoescola 

https://www.infoescola.com/pedagogia/didatica/

Boa Leitura!

Obrigado pela sua visita e volte sempre!

Page:http://livroseducacionais.blogspot.com.br

Page:http://pesqciencias.blogspot.com.br

e-mail:heliocabral@coseno.com.br

Page: http://pagseguro.info/bgQk8bm

sexta-feira, 17 de junho de 2022

23 de Abril - Dia Mundial do Livro

Caros Leitores;

O dia 23 de abril é considerado o "Dia Mundial do Livro" para incentivar e estímular à leitura, bem como homenagens a autores e reflexão sobre o ato de ler e os direitos dos autores.

A Leitura faz muito bem para todos nós.

Boa Leitura!

Obrigado pela sua visita e volte sempre!

Page:http://livroseducacionais.blogspot.com.br

Page:http://pesqciencias.blogspot.com.br

e-mail:heliocabral@coseno.com.br

Page: http://pagseguro.info/bgQk8bm

quinta-feira, 16 de junho de 2022

Inep ultrapassa marca de mil avaliações em maio

 Caros Leitores;

Pela primeira vez, em maio de 2022, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizou mais de mil avaliações in loco (1.096) de instituições de educação superior e cursos de graduação em um mesmo mês. Desse total, 975 visitas foram realizadas na modalidade virtual e 121, na presencial, que avalia os cursos de graduação em medicina, odontologia, enfermagem e psicologia.

No período entre janeiro e a última quinta-feira, 9 de junho, o Inep finalizou 2.632 avaliações. O balanço representa o número de visitas realizadas para avaliação de instituições e cursos de graduação. Até o final de 2022, já estão confirmadas 4.595 visitas in loco — virtuais e presenciais.

Para o presidente do Inep, Danilo Dupas, o modelo é um marco para a educação superior, que se consolidou como um case de sucesso do Inep no âmbito da avaliação do ensino superior brasileiro. “Desde sua implementação, a avaliação virtual tem permitido resultados inéditos ao processo de avaliação e credenciamento de instituições e cursos de graduação”, lembrou.

De acordo com o diretor de Avaliação da Educação Superior (Daes) do Inep, Alvaro Parisi, a instituição da avaliação virtual in loco foi fundamental para o sucesso dos números. “ É muito importante esclarecer que a dedicação da equipe responsável pelas avaliações fez toda a diferença para esse resultado. Estão todos empenhados em continuar aumentando a celeridade dos processos e, ao mesmo tempo, manter a qualidade do trabalho entregue para a sociedade”, pontuou.

O modelo virtual foi implementado pelo Instituto em abril de 2021, com o objetivo de dar seguimento aos processos avaliativos das instituições de educação superior durante a pandemia de covid-19. Pouco mais de um ano depois, no dia 24 de maio, o Plenário do Senado Federal aprovou a Medida Provisória (MP) 1.090/2021, que inclui a autorização para o Ministério da Educação (MEC), por meio do Inep, realizar visitas virtuais a fim de avaliar cursos de graduação da educação superior.

“A medida, aprovada pela Câmara Federal e pelo Senado, marcou uma importante vitória para o Instituto, fruto do empenho da atual gestão, que, desde o início, atua junto às autoridades do Poder Legislativo para a manutenção do sistema de avaliação vigente, de modo não presencial, assegurando mais celeridade e eficiência no processo”, ressaltou o presidente do Inep, Danilo Dupas. Com a aprovação, o texto seguiu para sanção presidencial. A MP aprovada permite a realização das avaliações virtuais, com exceção dos cursos de medicina, psicologia, odontologia e enfermagem.

De acordo com a coordenadora-geral de Avaliação dos Cursos de Graduação e Instituições de Ensino Superior da Daes, Helena Albuquerque, o Inep ainda tem uma quantidade expressiva de avaliações para realizar, muito em função da paralisação das atividades por conta da pandemia de covid-19. “Esse marco histórico é importante para vencermos esse passivo e mantermos a agilidade da tramitação dos processos no futuro, tendo em vista que a etapa da avaliação é uma importante fase do processo regulatório da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação (Seres/MEC)”, lembrou.

Outro ponto importante do processo avaliativo é a disponibilidade dos avaliadores para realizarem as visitas, tanto virtuais quanto presenciais. Dessa forma, o Inep tem buscado conscientizar as instituições de educação superior quanto à liberação dos seus docentes para serem avaliadores do Inep. Atualmente, o Instituto conta com 11.243 profissionais cadastrados no Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis), sendo 7.608 habilitados a realizarem avaliações.

Transparência – Dando continuidade às ações de fortalecimento da transparência ativa do Inep, na última sexta-feira, 10 de junho, o presidente do Instituto, Danilo Dupas, juntamente com o diretor da Daes, Álvaro Parisi, e da coordenadora-geral de Avaliação dos Cursos de Graduação e Instituições de Ensino Superior do Inep, Helena Albuquerque, apresentou, para associações e entidades da educação superior, o balanço da Avaliação in loco.

A explanação ocorreu durante a tradicional reunião mensal de apresentação dos dados da avaliação para as entidades. Também estiveram presentes no encontro a presidente da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes), Ana Maria Ferreira de Mattos Rettl, e a equipe técnica da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação (Seres/MEC), que prestaram diversos esclarecimentos sobre o Sistema e-MEC. Além disso, também se comprometeram em inaugurar o novo e-MEC em agosto.

Na ocasião, Danilo Dupas agradeceu o apoio do ministro da Educação, Victor Godoy, e toda a equipe da Seres nos trabalhos voltados para a avaliação in loco. De acordo com o presidente do Inep, todos os esforços reunidos foram fundamentais para o sucesso das avaliações.

Saiba mais sobre a Avaliação in loco

Fonte:  INEP   / Colaboradores: Assessoria de Comunicação Social do Inep / publicação 13-06-2022

https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/avaliacao-in-loco/inep-ultrapassa-marca-de-mil-avaliacoes-em-maio

Boa Leitura!

Obrigado pela sua visita e volte sempre!

Page:http://livroseducacionais.blogspot.com.br

Page:http://pesqciencias.blogspot.com.br

e-mail:heliocabral@coseno.com.br

Page: http://pagseguro.info/bgQk8bm