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segunda-feira, 14 de novembro de 2022

O hiperconsumo na sociedade moderna

 Caros Leitores;

Com o advento da Revolução Industrial, a sociedade moderna mudou seus padrões de consumo, os quais, antes na sociedade pré-Moderna, eram voltados à subsistência. Tem-se, nos dias que correm, um consumo puramente materialista, que ocasiona um déficit por recursos naturais e gera uma infinidade de resíduos que precisam ser descartados, tornando-se o sistema atual insustentável. Para o desenvolvimento deste estudo, foi utilizado o método analítico, com análise de documentos, legislação, doutrina e decisões judiciais. A partir da Teoria do Risco de Beck, evidencia-se que a sociedade moderna é criadora dos riscos ecológicos globais, atingindo, cedo ao tarde, todos os indivíduos, inclusive aqueles que geraram os riscos, definido por Beck como efeito bumerangue. A Teoria do Risco é indispensável para a elaboração de políticas públicas de matéria ambiental devido ao seu caráter precaucional. O Brasil conta com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei nº 12.305/2010, a qual traz as diretrizes e os objetivos para a gestão correta dos resíduos produzidos pela sociedade, com destaque a não geração, redução, reutilização, reciclagem e tratamento dos resíduos sólidos. Partindo desse amplo cenário global, é necessário trazer essas preocupações para uma realidade local, para tanto, o município de Portão, localizado no Vale do Rio dos Sinos, RS, maior polo da indústria coureiro-calçadista do mundo. Constatou-se que os resíduos do couro são reutilizados por uma empresa para fabricação de adubos orgânicos. Ao final, foi feita uma análise do hiperconsumo como impulsionador da indústria coureiro-calçadista de Portão, Rio Grande do Sul, e como os risos são aceitos na sociedade a fim de manter a economia da região.

Fonte: https://repositorio.ucs.br/handle/11338/3024

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Web Science Academy; Hélio R.M.Cabral (Economista, Escritor e Divulgador de conteúdos d Economia, Astronomia, Astrofísica, Astrobiologia e Climatologia). Participou do curso (EAD) de Astrofísica, concluído em 2020, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

>Autor de cinco livros, que estão sendo vendidos nas livrarias Amazon, Book Mundo e outras.

Acesse abaxo, os links das Livrarias>

https://www.amazon.com/author/heliormc57   

  

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e-mail: heliocabral@coseno.com.br

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sábado, 12 de novembro de 2022

 Caros Leitores;








A inteligência artificial já é realidade em diversas aplicações; o machine learning é parte fundamental disso.

Para saber mais, acesse o link abaixo>

Fonte: Tecnoblog / Por 

https://tecnoblog.net/responde/machine-learning-ia-o-que-e/

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sexta-feira, 11 de novembro de 2022

Informação sobre a profissões em ciência

 Caros Leitores;


As Ciências da Terra permeiam o conhecimento humano de diversos modos, quer na apropriação do espaço ou utilização de recursos naturais, quer no estudo das interações entre o ambiente natural e as atividades humanas, tais como prospecção de petróleo, economia e administração de recursos minerais, estudos ambientais, educação em geociências. A Terra tem que ser entendida como um sistema. E como são vários os sistemas abrangidos pelas Ciências da Terra, existem diferentes disciplinas como a Geologia, a Geofísica, a Geoquímica, a Geodésia, a Geomorfologia, a Meteorologia, a Oceanografia e a Paleontologia.

Para saber mais, acesse o link abaixo>

Fonte: Proficiência

http://www.proficiencia.org.br/areas-da-ciencia/ciencias-da-terra/

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quinta-feira, 10 de novembro de 2022

Aristocracia

 Caros Leitores;

A aristocracia é uma forma de governo, talvez uma das mais importantes na história ocidental. Ela possui diversas formas e tem também seus defensores.

A aristocracia é um regime político no qual uma classe minoritária em uma sociedade detém poderes e privilégios próprios para governar. Geralmente a aristocracia está ligada à nobreza, e a obtenção desse poder se dá pela hereditariedade familiar.


Fonte: https://www.todoestudo.com.br/historia/aristocracia

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terça-feira, 8 de novembro de 2022

Geopolítica

 Caros Leitores;

A Geopolítica é um campo de estudo que analisa as relações de poder entre os diferentes países e territórios do mundo, auxiliando no entendimento de questões da atualidade.

Fonte: Mundo Educação

https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/geopolitica.htm

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segunda-feira, 7 de novembro de 2022

Geomagnestismo

 Caros Leitores;








Os estudos de Geomagnetismo desenvolvidos no INPE baseiam-se na realização de medidas das variações temporais do campo magnético terrestre observadas na superfície da Terra. Essas variações resultam da soma de duas contribuições distintas: uma de origem externa (considerada primária e gerada por correntes elétricas fluindo na ionosfera e na magnetosfera) e outra interna (secundária, induzida pelas variações externas em materiais condutores no interior da Terra).

A medição e separação entre as variações primárias (externas) e induzidas (internas) constitui uma parte fundamental dos estudos de Geomagnetismo, pois permite interpretá-las em termos dos processos físicos envolvidos em sua geração e transmissão. Assim, a individualização das variações de origem externa possibilita o estudo de diferentes processos eletrodinâmicos em meios ionizados (sistemas de correntes elétricas na ionosfera, interação do vento solar com a magnetosfera terrestre, gerando sob certas circunstâncias as chamadas tempestades magnéticas), enquanto as variações de origem interna permitem inferir a distribuição da condutividade elétrica na crosta e manto superior terrestres (um conhecimento básico em estudos de Geofísica Básica e Aplicada).


Fonte: INPE

http://www.dge.inpe.br/geoma/

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quinta-feira, 3 de novembro de 2022

O que é Paleontologia?

 Caros Leitores;

O termo Paleontologia vem do grego, sendo formado por três diferentes elementos: palaios = velho ou antigo, ontos = ser, logos = estudo. Ou seja, podemos dizer que a Paleontologia é o estudo dos seres antigos. Mas o quê isto realmente significa?

Nosso planeta tem cerca de 4,6 bilhões de anos de existência e desde então está em constante transformação. Os seres que habitam a Terra atualmente nem sempre existiram. Eles são descendentes de organismos que, assim como o nosso planeta, passaram por grandes mudanças ao longo do tempo. A Paleontologia é a ciência que estuda esses seres antigos, sua anatomia, seus hábitos de vida, como interagiam entre si e com o ambiente, de que forma morreram e se preservaram e como se relacionam com os seres atuais.

Mas se esses seres já não estão mais aqui, como conseguimos estudá-los? Para obter as informações sobre os seres do passado, a Paleontologia se utiliza de algo chamado fóssil. Fósseis são restos ou vestígios de seres vivos que viveram há milhares, milhões e até bilhões de anos e foram preservados de alguma forma, geralmente em rochas. Costumamos associar fósseis a ossos, já que os seres antigos mais famosos são os dinossauros e os materiais fósseis mais abundantes desse grupo são, de fato, ossos. Porém, existem fósseis de diversas naturezas, como troncos e folhas de plantas, carapaças, conchas, dentes, ovos, fezes, pegadas, etc.

É importante ressaltar, entretanto, que nem todo ser vivo que morre vira um fóssil. A fossilização é um evento extremamente raro e necessita de condições específicas para ocorrer. Os fósseis são preservados em um tipo específico de rocha, denominado de rocha sedimentar. Essas rochas são formadas por sedimentos, fragmentos de outras rochas que se depositam em um determinado local. Alguns exemplos de sedimentos são as areias e argilas. Os organismos que, ao morrerem, são rapidamente soterrados e cobertos por esses sedimentos possuem uma chance maior de serem fossilizados e permanecerem preservados nas rochas. Quanto mais o organismo fica exposto após a morte, maior é a possibilidade de que ele sofra com a ação de seres decompositores e até fatores como chuvas, calor e pisoteios, que podem desagregar e destruir seus restos, diminuindo sua chance de preservação.

A Paleontologia é uma ciência que está na interface entre a Biologia e a Geologia. O estudo da anatomia, biomecânica, fisiologia, sistemática e evolução dos seres e suas relações ecológicas é pautado nos princípios das ciências biológicas. Porém, tais informações estão preservadas nas rochas, objeto de estudo da Geologia, que vai fornecer dados dos ambientes em que os fósseis foram preservados e os processos de transformação do material orgânico que geraram o registro fossilífero. É essencial que o estudo paleontológico considere as visões dessas duas ciências para que possa compreender de forma mais completa o registro fossilífero e suas implicações no conhecimento da evolução dos seres vivos através do tempo.

Como ciência, a Paleontologia se desenvolveu principalmente durante os séculos XVII e XVIII. Fósseis já eram estudados desde a idade antiga e diferentes hipóteses para a sua existência foram propostas, porém foi o trabalho de Georges Cuvier com anatomia comparada que possibilitou o entendimento de que aqueles eram organismos que haviam existido em um determinado período de tempo e acabaram extinguindo-se. No decorrer do século XIX, a paleontologia tornou-se cada vez mais organizada como ciência; as pesquisas nesse campo aumentaram substancialmente, o que possibilitou um registro fossilífero mais completo, auxiliando no desenvolvimento de ideias como a Teoria da Evolução por Seleção Natural e a dimensão do tempo geológico profundo, conceitos base para a paleontologia atual.

O desenvolvimento da Paleontologia como uma ciência metodologicamente organizada e com um objeto de estudo definido possibilitou o surgimento de subdivisões no seu campo de pesquisa. Diversos são os grupos de seres vivos representados no registro fossilífero e diversas são suas características de preservação, natureza do material, modo de coleta, preparação e objetivo da pesquisa. Portanto, a Paleontologia é dividida em algumas áreas de pesquisa, geralmente relacionadas ao grupo fóssil estudado. Algumas das principais áreas da Paleontologia são:

  • Paleontologia de Vertebrados
  • Paleontologia de Invertebrados
  • Paleobotânica
  • Micropaleontologia

Em suma, a Paleontologia é uma ciência extremamente importante, pois é a chave para a compreensão da história da vida na Terra e a sequência de eventos que levou a existência da nossa biodiversidade atual. É uma janela para os diversos mundos que existiram em nosso planeta e para os seres que neles habitaram. A paleontologia nos permite conhecer uma escala de tempo geológica, que vai muito além de nossa simples percepção. É uma ciência que exige interdisciplinaridade e que se beneficia dos dados do mundo todo para montar o quebra-cabeça que é a história da vida. A Paleontologia é a ciência que nos mostra que nossa realidade atual, ecológica, geográfica, biológica, aquilo que um dia nos pareceu estabelecido, estático, na verdade está em constante transformação, é uma porção ínfima do que já foi e do que ainda vai ser.

Materiais de Referência

BENTON, Michael J.; Harper, David. A. T. Introduction to Paleobiology and the Fossil Record. 1.ed. Nova Jersey: Wiley-Blackwell, 2013. 608 p.

CASSAB, Rita de Cassia Tardin. Objetivos e Princípios In: CARVALHO, Ismar de Souza (Org.). Paleontologia – Volume 1: Conceitos e Métodos. 3.ed. Rio de Janeiro: Editora Interciência, 2010. 756 p.

SIMÕES, M. G.; RODRIGUES, S. C.; SOARES, M. B. Introdução ao Estudo da Paleontologia. In: SOARES, M.B.(Org.). A paleontologia na sala de aula. Ribeirão Preto: Sociedade Brasileira de Paleontologia, 2015. p. 17-31.

Sobres os Autores

Lucca Cunha é licenciando em Geografia na UFRGS e atua como bolsista de iniciação à popularização da ciência no programa Ciência na Sociedade, Ciência na Escola da Propesq. Também atua como voluntário no Laboratório de Paleovertebrados do Departamento de Paleontologia e Estratigrafia do Instituto de Geociências da UFRGS.

Heitor Francischini é licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos. Mestre em Geociências (Área de Concentração: Paleontologia; 2014) e Doutor em Ciências (Área de Concentração: Paleontologia; 2018) pelo PPGGeo-UFRGS. Durante o doutorado realizou período sanduíche no New Mexico Museum of Natural History and Science (em Albuquerque, EUA) e, durante a graduação, realizou intercâmbio na Universidad de la Republica (em Montevidéu, Uruguai). Atualmente é Professor Adjunto A da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ministrando as disciplinas Paleontologia Aplicada à Biologia, Paleontologia II e Paleontologia de Vertebrados para os cursos de Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) e Geologia. Possui experiência com os seguintes temas: Paleontologia, Paleobiologia e Paleoicnologia, com ênfase no registro de vertebrados continentais do Paleozoico e Mesozoico, principais temas de sua pesquisa. É membro da Sociedade Brasileira de Paleontologia.

Fonte: UFRGS

https://www.ufrgs.br/museupaleonto/?page_id=733

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