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terça-feira, 1 de fevereiro de 2022

Descubra Como Organizar sua Vida Acadêmica

 Caros Leitores;





A cada semestre, na universidade, temos uma alta soma de trabalhos a serem entregues, várias avaliações e exercícios para conseguirmos a aprovação rumo à obtenção do diploma. São inúmeras atividades com seus respectivos prazos a serem cumpridos, fora os estudos disciplinados para as provas finais. Neste artigo traremos algumas dicas para você organizar sua vida acadêmica sem estresse. Os estudos precisam ser realizados diariamente para não acumular o conteúdo. Nesse sentido, trataremos dicas úteis para você não esquecer nenhuma tarefa.

Dica 1: divisão em blocos

Todos nós temos tempo finito e precisamos priorizar as atividades certas para nosso sucesso acadêmico. Assim, uma ótima maneira para organizar o seu tempo e as suas tarefas é a divisão do tempo em blocos.

Pegue uma folha em branco, agenda ou planilha eletrônica e acrescente as horas do dia. Divida seu tempo disponível para estudos em blocos de horas, os quais podem ser de uma a três horas. Você pode separar os blocos em período da manhã, da tarde e da noite.

Nessa divisão, pense nos períodos do dia que são mais tumultuados, qual local você está em cada um desses horários e os momentos em que você é mais produtivo. Isso ajudará você a distribuir as atividades posteriormente de modo a organizar melhor o seu tempo de estudo.

Dica 2: lista de atividades

Na sequência, liste todas as atividades que fazem parte da sua rotina e atribua o tempo estimado para realizar cada uma delas. É importante ser realista. Ao passo em que surgirem novas tarefas, imprevistas ou pontuais, também faça uma previsão do tempo de execução e de conclusão.

Uma vez feita essa divisão, é hora de relacionar as atividades com os blocos de tempo. Atribua uma ou mais atividades com tempo estimado para o bloco mais conveniente. Exemplo: à noite, duas horas de atividades de estudo; início da manhã e fim de tarde, rotinas administrativas.

Ao fazer essas relações, considere o tempo e a facilidade das atividades, juntamente com o período que você tem maior ou menor concentração de afazeres, levando em consideração ainda a disponibilidade das outras pessoas que você precisa para realizar a atividade. Por exemplo: o horário de funcionamento da secretaria da instituição de ensino caso precise entregar um documento. Considere também qualquer outro fator que você avalie ser importante.

Dica 3: classificação da lista

Na sequência, classifique sua lista de afazeres por prazo e importância de cada evento. A classificação nos ajuda a categorizar as tarefas. Você pode classificar suas atividades em:

1. Rotina: estudar para prova, fazer trabalhos, revisar conteúdos.

2. Importante: com prazos determinados e com alto impacto em seus projetos.

3. Urgente: eventos extra, imprevistos e tarefas importantes que não foram priorizadas antes.

Dica 4: tenha uma agenda

Após a categorização, passe suas atividades para uma agenda, física ou virtual, e as distribua pelos blocos de tempo. Realce os prazos importantes e avaliações. Esses, são os seus marcadores de tempo.

Em sua agenda, acrescente o tempo de estudo e preparação do ambiente. Se você gasta 50 minutos estudando e 20 minutos preparando o ambiente e material, será no mínimo 1h30min para essa atividade, considerando um tempo extra para pequenos imprevistos.

Lembre-se de deixar um breve intervalo entre atividades, pois este servirá para eventos extras, relaxamento e compensação de possíveis atrasos. Deixe sua agenda aberta ou crie alarmes para cada compromisso, desse modo você evita o esquecimento das suas prioridades.

Se imprevistos acontecerem, tente renegociar prazos e replaneje suas atividades. Por fim, coloque todas essas dicas em prática e organize sua vida acadêmica de uma vez por todas.

Autor: Felipe Oliveira

As ideias contidas neste texto são de responsabilidade do(a) autor(a) e não refletem, necessariamente, o posicionamento do Instituto Agenda Positiva.

Fonte:  Agenda Positiva / 01-02-2022

https://agendapositiva.org.br/artigo/descubra-como-organizar-sua-vida-academica

Boa Leitura!

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