Quem sou eu

Minha foto
Sou economista, escritor e divulgador de conteúdos sobre economia e pesquisas científicas em geral.

Botão Google Seguir

Botão Google Mais

Botão facebook

Botão Twitter Seguir

Botão Twitter Compartilhar

Seguidores

Translate

Total de visualizações de página

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

terça-feira, 14 de junho de 2022

Como escrever bem: 19 dicas para tornar seu conteúdo memorável

 Caros Leitores;

Saber como escrever bem não depende de nenhum gene presente apenas no DNA de grandes escritores.

Nem é restrito a experts da língua portuguesa.

Nem depende de um diploma.

Nem de ter toda a gramática na ponta da língua.

A verdade é que qualquer pessoa pode escrever bem.

E quando digo qualquer pessoa…

Quero dizer que até eu, que sempre tive dificuldade para escrever, tanto que reprovei no vestibular da Unicamp justamente em redação, aprendi a escrever bem e hoje publico quatro artigos por semana aqui no blog.

O que estou dizendo é que se você não tem a menor ideia de por onde começar e acha que escrever bem é praticamente impossível para você…

Então está no lugar certo.

Você não precisa ser um escritor profissional para escrever conteúdos memoráveis, que grudam na cabeça do público.

Com as 19 dicas que preparei nas próximas linhas, você poderá:

  • Aniquilar o medo da página em branco que te assombra na hora de escrever;

  • Escrever textos incríveis que conectam, engajam e deixam o público sedento pelo seu conteúdo;

  • Ser a referência número um de bons conteúdos para o seu público, mesmo sem ser um escritor profissional;

  • Produzir conteúdo com consistência e qualidade e levar sua estratégia de marketing de conteúdo para outro patamar.

Ao final desse artigo, você vai ver como escrever bem vai muito além de técnica e de acertar todas as regras de português.

Vou começar essa conversa te falando sobre o que é, de fato, escrever bem.  

O que é escrever bem, afinal de contas?

Antes de partir para as 19 dicas para deixar o seu leitor sedento por mais conteúdo, preciso falar sobre uma coisa.

Quando saber se um texto é bom?

Já adianto que um bom texto não tem a ver com a quantidade de páginas escritas ou o número de palavras no papel. Um bom texto tem mais a ver com a qualidade do que é escrito do que com a quantidade.

E você mede a qualidade do texto pelo nível de clareza e objetividade dele.

E esse processo começa na sua cabeça. Pessoas que pensam bem, escrevem bem. Se as informações estão confusas na sua cabeça, as chances são que você não vai conseguir passá-las de forma clara para o leitor.

Na prática, enquanto escrevo e depois do texto pronto, eu uso os seguintes critérios:

  1. Um adolescente de 15 anos é capaz de entender meu texto?

  2. Ou melhor, um adolescente de 15 anos não só entende, como gosta do meu texto e compartilharia o conteúdo com os amigos?

  3. Minha mãe, meu pai, ou uma pessoa mais velha faria a mesma coisa? As pessoas só passam para frente o que elas entendem e gostam.

  4. Todo o meu conteúdo gira em torno de uma única ideia (a big idea)?

Se a resposta for não para qualquer uma dessas perguntas, então meu conteúdo não está claro e objetivo o suficiente. E eu trabalho nele até dar “check” em todos os itens.

E, se você está pensando que seu conteúdo é técnico demais, específico demais para se encaixar nesses critérios, peraí. Porque o que eu estou falando aqui não tem nada a ver com o tema do seu texto.

Eu mesmo aprendi a maioria dessas perguntas com um médico. Imagina o nível técnico dos conteúdos dele.

Quando você trabalha em torno de uma única ideia, tudo fica mais claro e fácil de entender. Você não enrola, não enche linguiça, não se perde no meio do texto.

Então, se você quer criar conteúdos memoráveis, minha sugestão é que foque na clareza e objetividade.

Dito tudo isso, posso partir para as 19 dicas.  

Saiba sobre as dicas, acessando o linka abaixo>

Fonte: Klick Pages / por hugo ROCHA

https://blog.klickpages.com.br/como-escrever-bem/?gclid=CjwKCAjw46CVBhB1EiwAgy6M4vHdBvm6HEhZV8rGHD15OPkf4EOkls-WPRi_zqHTI7ZGzXreh14ZPxoCrwQQAvD_BwE

Boa Leitura!

Obrigado pela sua visita e volte sempre!

Page:http://livroseducacionais.blogspot.com.br

Page:http://pesqciencias.blogspot.com.br

e-mail:heliocabral@coseno.com.br

Page: http://pagseguro.info/bgQk8bm

Nenhum comentário:

Postar um comentário