Caros Leitores;
Poincaré foi um influente filósofo francês da ciência e da matemática, além de um distinto cientista e matemático. Em "Fundamentos da Matemática", ele defendeu o convencionalismo, opôs-se ao formalismo, ao logicismo e se opôs à interpretação de Cantor de seus novos conjuntos infinitos como independentes do pensamento humano. Poincaré enfatizou o papel essencial da intuição em uma base construtiva adequada para a matemática. Ele acreditava que a lógica era um sistema de verdades analíticas, enquanto a aritmética era sintética e a priori, no sentido kantiano desses termos. Os matemáticos podem usar os métodos da lógica para verificar uma demonstração, mas devem usar a intuição para criar uma demonstração, acreditava ele.
Ele sustentava que as geometrias não euclidianas são tão legítimas quanto a geometria euclidiana, pois todas as geometrias são convenções ou definições "disfarçadas". Embora todas as geometrias tratem do espaço físico, a escolha de uma geometria em detrimento de outras é uma questão de economia e simplicidade, não uma questão de encontrar a verdadeira entre as falsas.
Para Poincaré, o objetivo da ciência é a previsão e não, digamos, a explicação. Embora cada teoria científica tenha sua própria linguagem ou sintaxe, escolhida por convenção, não é uma questão de convenção se as previsões científicas concordam com os fatos. Por exemplo, é uma questão de convenção definir a gravitação como seguindo a teoria da gravitação de Newton, mas não é uma questão de convenção se a gravitação é uma força que atua sobre corpos celestes ou se é a única força que o faz. Assim, Poincaré acreditava que as leis científicas são convenções, mas não convenções arbitrárias.
Poincaré tinha uma visão especialmente interessante da indução científica. Leis, disse ele, não são generalizações diretas da experiência; não são meros resumos dos pontos no gráfico. Em vez disso, o cientista declara que a lei é uma curva interpolada que é mais ou menos suave e, portanto, deixará de observar alguns desses pontos. Assim, uma teoria científica não é diretamente falseável pelos dados da experiência; em vez disso, o processo de falseamento é mais indireto.
Informações do autor
Mauro Murzi
E-mail: murzim@yahoo.com
Itália
Para saber mais, acesse o link>
Fonte: Internet Encyclopedia of Philosophy
https://iep.utm.edu/poincare/
Obrigado pela sua visita e volte sempre!
Web Science Academy; Hélio R.M.Cabral (Economista, Escritor e Divulgador de conteúdos da Astronomia, Astrofísica, Astrobiologia e Climatologia).Participou do curso (EAD) de Astrofísica, concluído em 2020, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Autor do livro: “Conhecendo o Sol e outras Estrelas” e "Conhecendo a Energia produzida no Sol".
Acompanha e divulga os conteúdos científicos da NASA (National Aeronautics and Space Administration), ESA (European Space Agency) e outras organizações científicas e tecnológicas.
Participa do projeto S`Cool Ground Observation (Observações de Nuvens) que é integrado ao Projeto CERES (Clouds and Earth´s Radiant Energy System) administrado pela NASA. A partir de 2019, tornou-se membro da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), como astrônomo amador.
Participa também do projeto The Globe Program / NASA Globe Cloud, um Programa de Ciência e Educação Worldwide, que também tem o objetivo de monitorar o Clima em toda a Terra. Este projeto é patrocinado pela NASA e National Science Fundation (NSF), e apoiado pela National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA) e U.S Department of State.
>Autor de cinco livros, que estão sendo vendidos nas livrarias Amazon, Book Mundo e outras.
Acesse abaxo, os links das Livrarias>
Site: https://www.orionbook.com.br/
e-mail: heliocabral@coseno.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário