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sábado, 13 de agosto de 2022

O que é Filosofia?

 Caros Leitores;

A palavra Filosofia é de origem grega, e significa “amor à sabedoria”. Filosofar quer dizer refletir sobre questões fundamentais da vida humana porque quem o faz sente que precisa de uma resposta a essas questões para viver melhor. Filosofa – mesmo sem saber o nome dessa atividade – quem se pergunta, por exemplo, como deveria ser uma sociedade justa, ou como distinguir entre o que verdadeiramente sabemos e o que apenas opinamos. Também filosofa que busca a maneira correta de enfrentar um dilema moral, ou quem quer saber se a existência humana tem um significado.

É possível que todo ser humano – não importando a época ou a cultura – tenha formulado para si tais perguntas, como o atesta a literatura: “Ser ou não ser, eis a questão” (Shakespeare) é uma inquietação filosófica. Podemos denominar a essa ocupação universal de Filosofia espontânea. Dela se diferencia a Filosofia acadêmica, uma atividade intelectual que foi, por assim dizer, inventada pelos gregos séculos antes de Cristo e que faz parte importante da tradição cultural ocidental. É a Filosofia estudada, ensinada e discutida nas Universidades. E os filósofos (profissionais, poderíamos dizer) são aquelas pessoas que dedicam sua vida a refletir de maneira sistemática e rigorosa sobre as questões filosóficas. 

A Filosofia acadêmica tem diversas áreas, sendo as principais: a Lógica, que estuda as formas de raciocínio correto, diferenciando-as das formas equivocadas pelas que podemos ser enganados. A Epistemologia ou Teoria do Conhecimento, em que se indaga sobre a natureza do conhecimento humano, seus fundamentos, variedades e limites. A Ontologia, o ramo da Filosofia em que tratamos de esclarecer em que consiste dizer que algo existe, ou que é real, à diferença de ficções (os números, por exemplo, existem?). A Ética, que pesquisa os fundamentos dos juízos morais. A Filosofia Política, endereçada a compreender e questionar a organização da vida social e o exercício do poder. A Filosofia da Linguagem, que analisa esse instrumento básico da humanidade. E a Estética, cujo interesse gira em torno da experiência artística.

Como se pode advertir, a Filosofia é uma atividade intelectual muito abrangente. À diferença das ciências, ela não está limitada a um setor ou aspecto da realidade. Pode-se filosofar a propósito de tudo quanto desperta nossa admiração ou provoca nossa dúvida. E filosofamos, não apenas na solidão do nosso pensamento, mas em diálogo com os demais homens. Em particular, lendo as obras dos filósofos famosos (Platão, Aristóteles, Descartes, Kant, Nietzsche, Habermas…) que são aqueles pensadores que formularam de maneira particularmente rigorosa as questões filosóficas, de tal modo que suas ideias ainda hoje podem nos ajudar a compreendê-las e respondê-las.

O currículo do curso de Filosofia, em qualquer universidade, está integrado por diversas disciplinas que correspondem às áreas filosóficas, e prepara, seja para ser um pesquisador profissional nessas matérias, seja para ensinar na escola ou na própria universidade. Os estudos filosóficos podem ser também um valioso complemento de qualquer formação científica, técnica ou artística, porque filosofar capacita a pessoa para exercitar a sua atividade, seja ela qual for, de maneira mais lúcida e rigorosa. Um físico que reflete sobre o que seja ciência, um engenheiro que o faz sobre a natureza da tecnologia, um pintor que pensa o propósito da criação, são melhores profissionais. E ser melhor é o ganho que promete a Filosofia, que não é útil em sentido material nem econômico, porém valiosa para a qualidade da existência. Porque, como afirmou o filósofo Sócrates, “uma vida sem exame não é digna do homem”.

Por Prof. Dr. Alberto Cupani/CFH-DEPTO DE FILOSOFIA

Fonte: Universidade Federal de Santa Catarina

https://lefis.ufsc.br/o-que-e-filosofia/#:~:text=A%20palavra%20Filosofia%20%C3%A9%20de,essas%20quest%C3%B5es%20para%20viver%20melhor.

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sexta-feira, 12 de agosto de 2022

A sua biblioteca universitária digital

 Caros Leitores;

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quinta-feira, 11 de agosto de 2022

Elementos de Euclides

 Caros Leitores;









Manuscrito dos Elementos - D’Orville 301, escrito em 888

[Os Elementos] constitui o desenvolvimento lógico mais rigorosamente tratado da matemática elementar que já fora eregido, e dois mil anos deveriam passar-se antes que surgisse uma apresentação mais cuidadosa. Durante esse intervalo a maior parte dos matemáticos considerou a exposição de Euclides como logicamente satisfatória e pedagogicamente aceitável. Boyer

A obra de Euclides, escrita em torno de 300 a. C é composta de 13 livros ou capítulos e reúne os conhecimentos de geometria, álgebra e aritmética. É uma obra que foi amplamente divulgada, sendo o livro mais editado após a Bíblia. Reunindo o conhecimento das matemáticas de seu tempo e, embora algumas demonstrações sejam de autoria de Euclides, sua maior contribuição está na apresentação axiomática desse conhecimento. Ela considera a distinção aristotélica entre postulado e axioma, atualmente não mais empregada, onde o primeiro refere-se a proposições especificamente geométricas e o último às noções gerais, que são comuns às demais ciências. Segundo Eves (1992; p.9) para os gregos um discurso lógico era “uma seqüência de afirmações obtidas por raciocínio dedutivo a partir de um conjunto aceito de afirmações iniciais”, que deveriam ser explicitadas.

A maioria das proposições é voltada para a construção geométrica, a partir da utilização de uma régua não graduada e de um compasso. A geometria elementar apresentada nos livros didáticos de ensino fundamental e médio está presente nessa obra que é composta por 465 proposições, sendo 93 problemas e 372 teoremas, deduzidas a partir de 5 axiomas, 5 postulados e 138 termos definidos. O livro I, destinado a apresentação da geometria plana, contém 48 proposições, deduzidas a partir de 5 axiomas, 5 postulados e 23 termos definidos. Essa obra, como a conhecemos, é resultado de muitas alterações ao longo dos séculos, devido às transcrições manuais, traduções e algumas introduções propositais, como a de Theon de Alexandria, que “não satisfeito com a versão transmitida por quase 700 anos, em uma linguagem mais clara, inseriu passos às demonstrações, acrescentou demonstrações alternativas e inseriu alguns teoremas secundários totalmente novos” (TRUDEAU, 2004, p.36, tradução nossa do original em italiano)[1].

Não discutiremos detalhadamente a geometria dos Elementos, exceto o que for necessário para a explanação do desenvolvimento das geometrias não-euclidianas, mas incluímos o Quadro 1.1, com a apresentação da axiomática presente no livro I.

Notemos que, embora os Elementos seja um marco na história da matemática, considerando a época em que foi escrito, muitos de seus conceitos, embora intuitivos, não foram adequadamente esclarecidos. Exemplificando, noções como “estar entre”, “da mesma parte” e “maior que” não foram definidos. É dada grande importância aos desenhos que, sendo esclarecedores, faziam parte das demonstrações e as condições de existência de alguns elementos não são garantidas.

Durante mais de 2.000 mil anos os Elementos foram aceitos como verdades evidentes, mas o V postulado, por não ser tão evidente como os demais, mesmo na Antiguidade, despertou o interesse de alguns matemáticos, que acreditavam que o mesmo poderia ser um teorema, passível de ser demonstrado a partir dos demais. Embora não se duvidasse de sua veracidade, além de não ser evidente, o seu inverso é um teorema (Teorema 17), o que contribuiu para se considerar a possibilidade de sua demonstração. Outro ponto é que, o próprio Euclides, só o utilizou a partir de sua 29ª proposição, mesmo se, em alguns casos, utilizá-lo em provas anteriores resultasse em demonstrações mais simples.

Fonte: PUC SP

https://www.pucsp.br/pensamentomatematico/GH/H_2.htm

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quarta-feira, 10 de agosto de 2022

Lançamento do Livro: Knowing the Sun and Other Stars

 Caros Leitores;






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terça-feira, 9 de agosto de 2022

Equações de Maxwell e a Velocidade da Luz

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As Equações de Maxwell

No final do século XIX, James Clerk Maxwell concebeu um conjunto de quatro equações relacionadas aos campo elétrico (\vec{E}) e ao campo magnético (\vec{B}). A descrição envolvecargas elétricas e correntes elétricas (cargas se movendo), juntamente com a chamada força de Lorentz, que para uma carga puntiforme q vale

  \[ \vec{F} = q \vec{E} + q \vec{v} \times \vec{B} \]

conseguem descrever todos os fenômenos eletromagnéticos até então observados.

Acesse o link abaixo, para completar o aprendizado


Fonte: Universidade Federal do ABC

https://propg.ufabc.edu.br/mnpef-sites/relatividade-restrita/equacoes-de-maxwell-e-a-velocidade-da-luz/

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segunda-feira, 8 de agosto de 2022

Copywriting - A ciência de escrever para Conectar, Influenciar e Vender!

Caros Leitores;

Acesse o link abaixo, e saiba o que é e como aprender esse tipo de atividade de ambiente internacional.

Fonte: Copy the Show

https://www.copythatshow.com/how-to-start-copywriting?gclid=CjwKCAjw6MKXBhA5EiwANWLODHn4oPdgI07wibx5t8a3V1hH_Oz9_BAGvv2i8ErVH-9t6e0PmS3WmhoCgPMQAvD_BwE

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domingo, 7 de agosto de 2022

Googleplex

 Caros Leitores;









Googleplex é o complexo de edifícios que formam a sede da empresa Google, situada na cidade de Mountain View, Califórnia, Estados Unidos. Esse nome é a junção da palavra Google e complex, e faz referência à googolplex, nome dado para o número grande 10, ou 10.

Fonte: Google

https://www.google.com.jm/travel/entity/key/ChUI4M_NjOaM25RsGgkvbS8wM2JieTEQBA?ved=0CAAQ5JsGahcKEwjox6Pbgbb5AhUAAAAAHQAAAAAQAw&ts=CAESABoECgIaACoECgAaAA

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