Botão Google Seguir

Botão Google Mais

Botão facebook

Botão Twitter Seguir

Botão Twitter Compartilhar

Seguidores

Translate

Total de visualizações de página

Digital clock

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

sábado, 22 de abril de 2017

A ciência comprova: ler faz bem para o cérebro

Caro Leitor(a),

a ciência comprovou recentemente o que parecia óbvio: literatura faz bem para o cérebro! Nos Estados Unidos, um grupo de teste foi convidado a ler um capítulo do romance Mansfield Park, de Jane Austen, dentro de uma máquina de ressonância magnética, enquanto pesquisadores da universidade de Stanford analisavam os resultados neurológicos. Para o experimento, era preciso ler o capítulo de duas formas distintas: primeiramente, uma leitura descompromissada; depois, uma leitura para análise crítica da obra. A conclusão do estudo apontou que a leitura de livros pode ser um exercício valioso para o cérebro, já que quando lemos, o sangue flui para diversas áreas associadas à concentração e, no caso de uma leitura mais crítica, também para áreas menos ativas do cérebro. Logo, o estudo concluiu que a forma de leitura afeta o cérebro e através dela podemos treiná-lo para ser cada vez melhor em atividades que exigem compreensão e concentração.
Estudos semelhantes para avaliar os benefícios da leitura com máquinas de ressonância magnética já haviam sido realizados antes na Europa. Em 2010, o neurocientista Stanislas Dehaene, diretor da Unidade de Neuroimagiologia Cognitiva do Inserm-CEA, na França, usou exames de ressonância magnética para avaliar o cérebro de adultos alfabetizados e analfabetos. Os cientistas descobriram, então, que os cérebros dos adultos que podiam ler eram mais ativos, ainda que, em contrapartida, perdessem parte de sua memória visual, possuindo menos habilidade no reconhecimento facial. Interessados nos ganhos que um livro pode trazer para nossas vidas fomos atrás e listamos os principais ganhos. Confira:

10 benefícios da leitura.
1.  A leitura estimula a memória, expandindo a capacidade de nossa mente.
2. A leitura é combustível inesgotável para a imaginação.
3. A leitura nos dá as palavras, instrumento para expressar nossos sentimentos.
4. A leitura nos aproxima da compreensão de mundo e da auto-compreensão.
5. Ao ler, nos deparamos com aquilo que pensamos: com nossas crenças.
6. É possível experimentar com a leitura, sem de fato experimentar fisicamente.
7. O ato de ler naturalmente leva a escrever e a escutar.
8. Ler eleva a autoestima.
9. A leitura desconhece a solidão, nos permite estar sempre acompanhados.
10. A leitura constrói sonhos e nos empurra à realização.

Segue o resumo  de  livros disponibilizados para compra neste Site.

1) Moderno Dicionário de Economia - 742 páginas

Esta obra tem como objetivo, a importância da pesquisa voltada para os termos da velha e a nova Economia e demais áreas correlacionadas.

No intuito de enriquecer o conteúdo deste “Moderno Dicionário de Economia”, faz parte desta obra, os termos voltados para a Globalização, Crises Financeiras, Bolsa de Valores, Petróleo e outros. Esta primeira edição é composta de 2.300 verbetes. O dicionário foi escrito no ano 2000.

2) Petróleo e Gás Natural - 680 páginas

Esta obra tem como objetivo, a importância da pesquisa e o conhecimento sobre  o Petróleo e Gás Natural, bem como suas aplicações para o consumo.

No intuito de enriquecer o conteúdo, faz parte desta obra: A História do Petróleo, O Petróleo no Mercado Brasileiro e Internacional, O Gás Natural, Os Dutos no Brasil, A Organização dos Países Exportadores de Petróleo e o Fundo Monetário Internacional no Mercado de Petróleo, Estatísticas de Produção e Reservas Mundiais de Petróleo e Gás Natural, Cronologia do Petróleo, Glossário de Termos Técnicos, Glossário de Termos Geológicos e muito mais.

O livro foi escrito no ano 2003. Tem grande importância para os profissionais, estudantes e todas as pessoas interessadas no conhecimento sobre os importantes recursos naturais de nosso planeta que poucos conhecem a sua origem e suas aplicações.

3) A Crise Financeira Internacional na Era da Globalização - 349 páginas

Quando estourou a crise asiática no dia 23 de outubro de 1997 em Hong Kong, e a crise russa no dia 17 de agosto de 1998, noticiada pela mídia e pelos jornais de todo o mundo, como economista, despertou-me o interesse pelo assunto, e comecei a fazer o acompanhamento diário dos problemas econômicos e financeiros que abalou os países ricos e emergentes.

A preparação deste livro está baseada na extração dos fatos históricos mais importantes que aconteceram durante a trajetória das crises, no período entre de outubro/97 e janeiro/99. O livro foi escrito no ano 2000.

Esta obra tem como objetivo, a importância da pesquisa em cima dos fatos ocorridos durante a trajetória das crises, registrando as influências nos “mercados de ações”  no mundo globalizado, bem como as conseqüências diretas nos países ricos e emergentes.
É uma obra de fatos históricos nas áreas econômica e financeira, ocorridos no final do século 20, que servem como fontes de estudos, debates e conclusões entre os profissionais e estudantes da área.

No intuito de enriquecer o conteúdo do livro, faz parte desta obra, o exemplo prático de como acontece o ataque especulativo num determinado país; a Análise em relação às Bolsas de Valores, feita pelo economista canadense naturalizado americano, John Kenneth Galbraith; a Comparação entre as crises de 1929, 1987 e 1997; as Crises e os blocos econômicos; Perguntas e respostas sobre os aspectos econômicos na trajetória da crise financeira internacional; e o Glossário de economia.

4) Pesquisas Geográfica, Demográfica e Econômica-Social dos Continentes e Países - 772 páginas

O livro foi escrito no ano 2001. Tem como objetivo, a importância das pesquisas nas áreas geográficas, demográficas e econômica-social de cada continente e país, com informações de supra importância para estudantes secundários, universitários, e empresários com interesse na expansão dos seus negócios no comércio internacional.

É uma obra composta de várias estatísticas importantes e informações sobre a cronologia da crise financeira internacional que começou pela Ásia em 1997, os blocos econômicos e o meio ambiente.

No intuito de enriquecer o conteúdo do livro, faz parte desta obra, informações sobre as organizações internacionais que participam do desenvolvimento econômico de cada nação.

Você encontrará também outros excelentes Livros e E-books para  melhorar ainda mais os seus conhecimentos e cultura.

Boa Leitura!

Obrigado pela sua visita e volte sempre!

Hélio Cabral
heliocabral@coseno.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário